CCZ Guarujá

MATÉRIA ESCRITA RETIRADA: O GRITO DO BICHO

segue na integra


Há vários dias recebemos denúncias sobre as condições dos canis do CCZ de Guarujá onde estava acontecendo até morte entre os animais por conta de portões quebrados, grades cortadas, e outros problemas mais. Vamos fazer um histórico da situação. Em 2001 foi feito um Termo de Ajuste de Conduta -TAC em função da vitória de uma ação da União Internacional de Proteção Animal - UIPA Guarujá, contra aquela Prefeitura. Entre as inúmeras condições, teriam 365 dias para reformar as instalações do CCZ.


Como a Prefeitura não estava cumprindo sua parte no TAC, em 2005 foi feito uma ação de execução pelo MP (LEIAM AQUI) com a sentença favorável em 1ª Instância (CLIQUE AQUI). Entretanto, como a prefeitura recorreu, a ação está aguardando desde 2008 julgamento no Tribunal de Justiça. Motivo? ninguém sabe... aqueles problemas de MP/justiça que tenho abordado aqui.


Devido a situação se agravar por conta da morte de vários gatos por ataque de cães, a UIPA Guarujá pediu uma audiência a Prefeita em março deste ano (LEIAM AQUI). Ao que se entendeu, um outro grupo de protetores, recorreu politicamente ao Deputado Tripoli que entrou no circuito e uma audiência foi marcada para dois dias depois. Entretanto, porque um vereador de Santos não podia ir na data, foi desmarcada e até hoje nenhum encontro aconteceu. (CLIQUEM PARA LER O E-MAIL DA REGINA MACEDO AO DR. ROGÉRIO COM ESTA E MAIS OUTRAS INFORMAÇÕES)

Merece ser citado que a Rose Orlandi, presidente da UIPA, não estaria presente a tal reunião. Acho que nem foi avisada. Talvez até porque todos sabiam que ela não aceita envolvimentos políticos. Ela prefere levar as questões na justiça. Pois bem, como a Prefeita não respondeu ao ofício da UIPA, Rose resolveu pedir ajuda da proteção animal e se municiou de material fotográfico que pode ser visto clicando na imagem ao lado. A imprensa deu suporte fazendo uma matéria ótima sobre o descaso e descumprimento da Lei pela Prefeitura. Vejam:


Jornal da Tribuna - TV Tribuna - 10/12/10


Outra coisa que precisa ser bem explicado é que a UIPA é parte do TAC feito na justiça e que reconhece que o pessoal do CCZ e o ex-secretário de Saúde (foi destituído há um mês, mais ou menos) sempre fizeram o possível para contornar os diversos problemas. Inclusive, por conta da desgraceira toda, o Veterinário responsável pelo CCZ, vai fazer um mutirão com os próprios funcionários e a Rose para consertar portões, refazendo o gatil, ou seja, mais um remendo já que pelo TAC (2001) o prédio teria que ser todo reformado ou ir para outro local.

ESCLARECIMENTO IMPORTANTE: a petição que rola por aí (CLIQUE NA IMAGEM AO LADO PARA LER) dizendo que é em apoio ao Vereador José Carlos Rodrigues da Câmara local por ele ter pedido do impeachment da Prefeita, NÃO PROCEDE. A petição tem como autor Thiago Tomais que é pessoa desconhecida do referido vereador segundo informações do seu assessor José Carlos Pinho. Ele nos garantiu que o Vereador nunca tomou esta decisão e que os vereadores da Câmara de Guarujá já estão tomando providências sobre a questão do Canil.


AGORA, VAMOS NÓS: como a Prefeita Maria Antonieta de Brito, juntamente com sua assessoria de imprensa (Karina, Ricardo, Chacon) não agiu corretamente comigo ao prometer uma entrevista por telefone e depois nem dando uma satisfação porque desistiu, fiquei muito chateada principalmente por causa dos meus leitores, os quais ela deveria ter respeitado. Dei todo espaço para a Prefeita se explicar e o fato de desconsiderar minhas ligações depois de uma semana (foram 12 ligações que fiz, no total), nos leva a crer que tem o que temer, concordam?


Então, vamos trabalhar em conjunto naquilo que somos bons. Vamos dizer a ela o que pensamos. Escrevam com suas palavras, mas, caso ache mais fácil a MINHA SUGESTÃO DE TEXTO, é a seguinte:


Sra. Prefeita do Município de Guarujá - SP

MARIA ANTONIETA DE BRITO


Somos parte de um movimento ativista que reivindica o respeito pela vida animal e acompanhamos as informações publicadas no Blog "O Grito do Bicho" sobre o descumprimento da Prefeitura de Guarujá de um Termo de Ajuste de Conduta - TAC, assinado em 2001 com o MP e a ONG UIPA/Guarujá. Nos foi informado, também, que a Sra. prometeu dar suas explicações através de uma entrevista ao mesmo Blog, mas, desconsiderou sem razão aparente depois de uma semana de contatos telefônicos. Lemos, igualmente, um ofício de março/2010 no qual a UIPA lhe pedia uma audiência. Tal pedido foi ignorado, ou seja, Prefeita, a Sra. é indiferente ao que se passa no seu governo. Então, vamos resolver o impasse? A Sra. recebe imediatamente a presidente da UIPA e nos diz quais seus planos para solucionar toda situação, pode ser? Estamos enviando nossos protestos com cópia aos vereadores da Câmara Municipal de Guarujá, bem como ao MP para que possam se pronunciar diante de seu comportamento indiferente ao caos vivido pelos animais em sua cidade.

Atenciosamente

NOME

ESTADO

PAÍS


e-mail prefeita: prefeita@guaruja.sp.gov.br

c/c para MP, vereadores e nosso arquivo: pjguaruja@mp.sp.gov.br; addis@camaraguaruja.sp.gov.br; professorarnaldo@camaraguaruja.sp.gov.br; candido@camaraguaruja.sp.gov.br; benzi@camaraguaruja.sp.gov.br; dr.sato@camaraguaruja.sp.gov.br ; jaiminho@camaraguaruja.sp.gov.br; josecarlosrodriguez@camaraguaruja.sp.gov.br; romazzini@camaraguaruja.sp.gov.br; prluizcarlos@camaraguaruja.sp.gov.br; marcelomariano@camaraguaruja.sp.gov.br; nenke@camaraguaruja.sp.gov.br; nelsomar@camaraguaruja.sp.gov.br; nicolaci@camaraguaruja.sp.gov.br; suman@camaraguaruja.sp.gov.br; walterdossantos@camaraguaruja.sp.gov.br;falabicho@falabicho.org.br